9° Encontro de Energia: Fóruns regionais do Ciesp são cases de sucesso, afirma Petrobras - CIESP

9° Encontro de Energia: Fóruns regionais do Ciesp são cases de sucesso, afirma Petrobras

 

Parceria entre Ciesp, Fiesp, Conpet e Abesco percorreu diversas cidades do estado
 
Osdez Fóruns Regionais de Eficiência Energética, realizados pelo Ciesp e a Fiesp no interior e na capital do estado de São Paulo, foram considerados cases de sucesso na disseminação do conceito entre as indústrias paulistas por Frederico Varejão Marinho, gerente de tecnologia e marketing do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), projeto do Ministério de Minas e Energia e da Petrobras.
 
Marinho considerou “positivo” o fato de as empresas participantes dos fóruns terem conseguido financiamento para Projetos de Eficiência Energética (Proesco), por meio do programa desenvolvido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
 
“O resultado foi bastante positivo e muitos projetos foram viabilizados por meio de financiamentos disponibilizados pelo Proesco”, considerou o gerente do Conpet/Petrobras, durante palestra no segundo dia do 9° Encontro de Negócios de Energia do Ciesp, que aconteceu entre 13 e 14 de outubro em São Paulo.
 
Os fóruns
Parceria iniciada em 2007 por Ciesp, Fiesp, Conpet e Abesco (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), o programa percorreu recentemente todo o interior do estado com palestras e rodadas de negócios. O objetivo foi auxiliar o empresariado a identificar métodos de redução de gastos com o insumo e conhecer as reais oportunidades de lucro e de competitividade que a eficiência energética pode proporcionar ao negócio.
Os fóruns, realizados em unidades regionais do Ciesp, registraram 547 inscrições, com 473 participações efetivas, e proporcionaram 108 oportunidades de negócios a empresas que mostraram interesse em implantar projetos de eficiência energética.

 

De acordo com o gerente do Conpet/Petrobras, a iniciativa deve ser estendida, por se tratar de uma excelente ferramenta de negócios e que pode ser usada para avaliar o custo-benefício de implantar projetos de gestão energética e cogeração.
 
Palestras gratuitas
Os fóruns aconteceram em cada uma das dez macrorregiões do Ciesp e contaram com palestras de especialistas, que, além das informações técnicas, apresentaram experiências bem sucedidas nas modalidades de energia elétrica, gás natural, GLP, diesel e óleo combustível.
 
Saiba mais sobre o Proesco
 
Leia mais
Ciesp realiza fóruns de eficiência energética no interior do estado
 
Odair R Souza
Agência Ciesp de Notícias
16/10/2008