Desenvolvimento sustentável é "caminho sem volta" - CIESP

Desenvolvimento sustentável é “caminho sem volta”

As discussões ambientais promovidas por empresários do setor produtivo paulista, capitaneadas pela XI Semana Fiesp-Ciesp de Meio Ambiente, que acontece nesta quinta-feira (4) em São Paulo, são um exemplo de como a postura da sociedade em relação ao tema começa a mudar.

A afirmação é do coordenador de planejamento ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Casemiro Tércio de Carvalho. “Meio ambiente é um fato e uma prioridade, um caminho sem volta. E o fato de os empresários estarem aqui para discutir o tema é reflexo de que vamos atender a essa demanda com responsabilidade”, avaliou.

Para o presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, é possível crescer de forma equilibrada, a exemplo do que ocorreu no município de Cubatão. Nos últimos 20 anos, US$ 1 bilhão foi investido no polo industrial para reduzir a poluição do ar em 99%, e a produção aumentou 20% no período.

“Todo empresário sabe que cuidar do meio ambiente é um bônus. Pensar que as práticas ambientalmente responsáveis são ônus é um erro”, afirmou Skaf. “Não queremos e nem pregamos um desenvolvimento com uso descontrolado de recursos naturais. Isso não é benefício para o País”, prosseguiu o dirigente.

Fiesp e Ciesp lançam, nesta tarde, o documento O Estado de São Paulo que queremos – diagnóstico que compila os principais gargalos enfrentados pela indústria paulista na área ambiental. A agenda industrial foi elaborada a partir de reuniões promovidas em abril pelas entidades em oito macrorregiões do estado.

Assista à XI Semana Fiesp-Ciesp de Meio Ambiente em www.fiesp.com.br/online

Mariana Ribeiro, Agência Ciesp de Notícias