Ciesp e Fiesp encerram ciclo de treinamento sobre Certificado de Origem Online - CIESP

Ciesp e Fiesp encerram ciclo de treinamento sobre Certificado de Origem Online

Capacitação abrangeu nove macrorregiões do estado de São Paulo

Treinamento ajuda a sanar dúvidas sobre procedimentos. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

O Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) realizou nesta quarta-feira (10/12) mais um treinamento sobre emissão do Certificado de Origem, documento importante para empresas exportadoras.

De acordo com o Derex, o objetivo do treinamento é esclarecer os exportadores sobre todas as regras e procedimentos necessários para a emissão do certificado.  Ao menos 50 pessoas se inscreveram para participar dessa última capacitação em 2014, representando aproximadamente 35 empresas.

Durante o encontro, os representantes das companhias tiram dúvidas sobre os processos para emissão e também esclarecem detalhes de acordo comerciais e todas as funcionalidades do sistema do Certificado de Origem Online (e-cool), disponibilizado no site da Fiesp.

As entidades já levaram o treinamento às regiões de Rio Claro, Ribeirão Preto, Bauru, São José dos Campos, Sorocaba, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Araraquara e São José do Rio Preto. O Derex pretende dar continuidade ao ciclo de treinamentos em 2015.

Agência Ciesp de Notícias